Mais que um fator de segurança, a capacitação dos profissionais que trabalham em ambientes com áreas classificadas é uma exigência legal e prioritária.

Para abordar o tema capacitação de profissionais, é importante passar rapidamente sobre o significado de Áreas Classificadas. Em linhas gerais, entende-se como áreas classificadas todo local dentro de uma planta sujeito à existência ou formação de uma atmosfera explosiva. Presentes na maioria das unidades industriais, requerem a adoção de equipamentos e soluções específicas de segurança em função dos riscos envolvidos, como a ocorrência de vazamentos e consequentes explosões, causando danos permanentes ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida dos trabalhadores.

Figura_Ex_05Entre os equipamentos e soluções voltadas para o tema, encontram-se os equipamentos à prova de explosão – EX, com utilização de acordo com a classificação das áreas (Zona 0, 1 e 2); as soluções voltadas para a redução de riscos de explosões, como os projetos de desclassificação de áreas, monitoramento de gases explosivos, detecção e reparo de vazamentos; além dos treinamentos e capacitação dos profissionais, tão importantes e compulsórios, visando garantir o desempenho e comportamento ideal do trabalhador dentro dessas áreas.

Atualmente, o governo brasileiro possui uma legislação específica para orientar como as industrias devem proceder na questão de saúde e segurança do trabalho, fiscalizando cada atividade industrial de acordo com os gases utilizados e/ou produzidos, e de acordo com os níveis dos riscos apresentados. A não adoção dos procedimentos corretos de segurança pode acarretar em multas e autuações pelo Ministério do Trabalho, e a capacitação dos trabalhadores é um dos procedimentos exigidos pela legislação.

Capacitação-3325Segundo a norma NR-10, voltada para profissionais que lidam com eletricidade, todo trabalhador em contato com os processos produtivos em áreas classificadas deve estar capacitado para tal, de acordo com os riscos do processo e de sua atividade (segurança, operador, projetista, montador, mantenedor, inspetor, dentre outros).  Deve estar apto a trabalhar com os equipamentos e soluções de segurança, além de seguir à risca todos os procedimentos adotados pela empresa. Para tanto, precisa se capacitar, conhecer os riscos envolvidos e as normas de referência, já pensando em uma possível certificação, como a internacional IEC, que a cada ano se torna uma exigência maior por parte de algumas empresas.

Além da capacitação dos profissionais, as normas como NR-10 e NR-20 (voltada para produtos inflamáveis e combustíveis) fazem uma série de outras exigências para garantir a segurança e reduzir os riscos de explosões nas áreas classificadas. Entre elas, encontra-se a utilização dos EPIs com a utilização de equipamentos como os detectores de gases portáteis e a implantação dos sistemas de monitoramento por meio dos detectores de gases fixos.  (Leia mais na matéria 10 dicas de como se adquiri um detector fixo).

Entre os fornecedores de soluções de monitoramento, detectores fixos e portáteis, consultoria e projetos customizados de detecção de vazamentos, encontra-se a empresa Enesens, especializada em soluções de monitoramento de gases para preservação de vidas, processos e ativos. Entre os fornecedores de consultoria especializada em áreas classificadas e líder nacional em classificação/desclassificação de áreas e treinamentos para certificação desses profissionais pode-se citar a Project-Explo, parceira Enesens na área de capacitação e desclassificação de áreas. (Leia mais na matéria Projetos de Desclassificação de Áreas).

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br.