emissoes fugitivas

Emissões Fugitivas | O que são e onde ocorrem

Emissões Fugitivas são as emissões de gases ou vapores de equipamentos sob pressão, que ocorrem devido à vazamentos e outras libertações involuntárias de gases. Ocorrem nos processos produtivos de diferentes segmentos industriais, em função do desgaste normal de equipamentos, como dutos, bombas, flanges e válvulas de alívio de pressão, com a presença de componentes orgânicos voláteis (COV).

Sua detecção e reparo é ponto chave para qualquer indústria, uma vez que atingem diretamente o lucro da empresa em função da perda de produtos, podem criar riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores e comunidades vizinhas e, ainda, causam riscos ao meio ambiente e emissões acidentais de gases de efeito estufa. Se uma indústria lida com líquidos ​​e gases inflamáveis, também pode existir o risco de incêndio e explosão se os vazamentos não forem corrigidos.

emissoes fugitivas 3

Emissões Fugitivas | Por que adotar programas de LDAR para reduzi-las 

Uma planta industrial pode ter centenas de potenciais fontes de vazamentos, provenientes de equipamentos instalados em localizações de difíceis acessos. Tais fatores, dentre outros, tornam a gestão da detecção de fugas uma operação complexa, exigindo o envolvimento de profissionais especializados e de tecnologia de ponta, capaz de detectar as fontes de emissões fugitivas.

Além disso, mais que uma obrigação normativa, a detecção, monitoramento e o reparo de vazamentos possibilita ganhos econômicos significativos em um curto espaço de tempo, com a redução de cerca de 55% das emissões após um ano da implantação do projeto de LDAR (Programa de Detecção de Vazamentos e Reparos).

Mesmo sendo um programa americano, desenvolvido nos EUA pela EPA (Environmental Protection Agency), o LDAR se adequa perfeitamente à realidade do país, já sendo adotado por grandes indústrias locais. É recomendado pelas principais normas nacionais de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, como a NR-15, NR-20, norma CETESB: Inventário de Emissões, CONAMA 03/1990: PRONAR (Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar), entre outras normas e regulamentações nacionais e internacionais.

Entre os atuais fornecedores de projetos LDAR, encontra-se a empresa ENESENS que, em parceria com a belga THE SNIFFERS, trouxe em 2015 a metodologia da multinacional para o país. Com a parceria, a ENESENS agrega a metodologia de LDAR Padrão e Smart LDAR da THE SNIFFERS à sua linha de produtos e serviços, até então focada exclusivamente no desenvolvimento de projetos, instalação e comercialização de equipamentos de detecção de gás, fixos e portáteis.

emissoes fugitivas 2

Emissões Fugitivas | Metodologia LDAR Padrão e Smart LDAR 

Com sua metodologia, a Enesens/The Sniffers tem como compromisso implantar e realizar a gestão do LDAR, reduzindo a perda de emissões evasivas e economizando dinheiro para cada cliente. Com grande sucesso e líder na Europa em serviços de detecção de vazamentos, a The Sniffers já implantou projetos de LDAR em mais de 25 refinarias, 16 crackers de etileno, 28 plantas de gás e 13 plataformas de offshore no mundo.

Além do programa tradicional LDAR (Detecção de Vazamentos e Reparação), que está em conformidade com o método padrão internacional EPA 21 e regulamentos locais, a Enesens/The Sniffers oferece ao mercado o Smart LDAR, um programa LDAR inteligente, composto por uma combinação muito eficaz do LDAR tradicional com o rápido escaneamento por câmeras infravermelhas, que garante um acompanhamento qualitativo de grandes vazamentos.

A Enesens/The Sniffers utiliza as câmeras infravermelhas com foco nos itens de saúde e segurança do trabalho, identificando de forma muito rápida grande vazamentos de COV, além de vazamentos em tanques e pontos não acessíveis. Trabalha com duas aplicações diferentes, utilizando uma câmera para “scanear” os vazamentos e, outra, térmica, para monitorar sistemas de vapor. É importante ressaltar que utilizar apenas esse processo é insuficiente, uma vez que as câmeras podem sofrer variações externas, como vento e umidade, e não apresentam a exatidão de valores em ppm, prevista pelo LDAR.

emissoes fugitivas 4

Além das câmeras infravermelhas, outro método utilizado com grande competência, e exclusivo no mundo, são os CÃES SNIFFERS, cães farejadores especialmente treinados para identificar vazamentos. Com uma equipe composta em sua maioria por cães adestrados e certificados pela TÜV, conceituado órgão de certificação internacional, os CÃES SNIFFERS são capazes identificar qualquer tipo de vazamento em gasodutos, sentindo cerca de 200 milhões de tipos de cheiros, enquanto nós só temos capacidade de identificar quatro milhões. Além disso, são mais rápidos, confiáveis e flexíveis, e perfeitamente acessíveis com a ajuda de um GPS, que identifica a localização dos cães para o cliente quando um problema é diagnosticado.

Para maiores informações sobre esse e outro serviços a Enesens está a inteira disposição :)

________________________________________________________________________________

Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens.

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters/Youtube

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br