A NR 20 estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes de gases e líquidos inflamáveis e combustíveis, abrangendo as atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação. Vejamos alguns pontos a serem destacados e os procedimentos para garantir a segurança do patrimônio, dos trabalhadores e estar em conformidade com a NR20.

nr20

NR20 E OS PROJETOS DE INSTALAÇÃO

A NR20 estabelece no item 20.5.2.3 que os projetos devem incluir o estabelecimento de mecanismos de controle para interromper e/ou reduzir uma possível cadeia de eventos decorrentes de vazamentos, incêndios ou explosões.

Para essa medida, detectores de gases inflamáveis/combustíveis são essenciais e obrigatórios, mas antes de sua escolha, alguns estudos devem ser realizados:

  • CLASSIFICAÇÃO DE ÁREA

Embasadas nas normas ABNT NBR IEC 60079-10-2:2013, NR10 e NR20, as áreas são classificadas em Zonas de acordo com a ocorrência de Atmosfera Explosiva.

Zona 0: É um local em que a atmosfera explosiva está presente de modo permanente, por longos períodos ou ainda frequentemente, sendo gerada normalmente por fonte de risco de grau contínuo; Zona 1: É o local onde a atmosfera explosiva está presente em forma ocasional e em condições normais de operação, sendo normalmente gerada por fontes de risco de grau primário; Zona 2: É o local onde a atmosfera explosiva está presente somente em condições anormais de operação e persiste somente por curtos períodos de tempo, sendo gerada normalmente por fontes de risco de grau secundário.

A partir desta classificação pode-se estipular qual a configuração, as certificações e, principalmente, o grau de proteção necessário dos detectores de gás.

  • DISPERSÃO DE GASES

Após determinação do tipo de equipamento necessário a ser utilizado, outro fator muito importante é ONDE e QUANTOS equipamentos instalar. Assim, com a finalidade de otimizar o posicionamento e o número de detectores de gás que devem ser dispostos para 100% de cobertura em uma determinada planta, é necessário a realização do estudo de Dispersão de Gases através do uso da Computação Fluidodinâmica (CFD) – conjunto de técnicas de simulação computacional utilizado para prever o comportamento de escoamentos líquidos e gasosos.

dispersão de gases

O software permite, portanto, determinar qual o número mínimo de detectores necessários e como devem ser dispostos para 100% de cobertura em um determinado espaço na forma tridimensional.

Para tanto, a ferramenta utiliza os resultados da mais avançada tecnologia que simula vários cenários para dispersão de gases decorrentes de vazamentos, com a elaboração de mapas dos possíveis tamanhos de nuvens inflamáveis que possam se formar, levando em consideração velocidade e direção dos ventos, temperatura ambiente, direção e localização do vazamento.

  • DETECÇÃO DE GÁS FIXA

Com os estudos acima realizados, a compra dos detectores de gases será assertiva quanto a especificação, quantidade e disposição da instalação, estando 100% em conformidade com a NR20 e aptos para serem configurados de acordo com o gás a monitorar.

detecção de gás fixa

Ressaltando que a detecção e o sistema de alerta precoce são necessários para detectar os níveis de 0% até a %LEL especifica, existindo apenas uma faixa limitada de concentração de gás que irá produzir uma mistura combustível. Leia mais sobre as Práticas Seguras para Monitoramento de Gases Inflamáveis AQUI.

 

NR20 E O CONTROLE DE FONTES DE IGNIÇÃO

Outro ponto a ser destacado é o cuidado com o controle de fontes de ignição. De acordo com a NR20 / 20.13.2 O empregador deve implementar medidas específicas para controle da geração, acúmulo e descarga de eletricidade estática em áreas sujeitas à existência de atmosferas inflamáveis. / 20.13.4 O empregador deve sinalizar a proibição do uso de fontes de ignição nas áreas sujeitas à existência de atmosferas inflamáveis.

fontes de ignição

As principais fontes de ignição podem ser de origem Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Eletrostática. Veja alguns exemplos:

  • De origem elétrica: Fiações abertas; Painéis (contadores, fusíveis); Tomadas, Contadores, Botoeiras
  • De origem eletrônica: Sensores; Transmissores
  • De origem mecânica: Esteiras, elevadores de canecas; Moinhos, separadores
  • De origem eletrostática: Por fricção, rolamento; por transporte e transferência de líquidos inflamáveis.

Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens.

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br.