Gás Refrigerante – Uma economia para o Varejo

Os supermercados nos EUA gastam em média $3,95 em eletricidade e $0,24 em gás refrigerante por metro quadrado por ano. Em um supermercado típico, a refrigeração representa 44% do uso total, dependendo do clima, fazendo com que estes sistemas sejam os melhores alvos para poupar energia. Além da energia, hoje os supermercados gastam muito mais que o necessário de gás refrigerante devido às más condições desses seus sistemas de refrigeração e, principalmente, pela sua falta de manutenção preventiva.

O Brasil, por exemplo, importa anualmente 14 milhões de Toneladas de gás refrigerante, dos quais 8 milhões são para reposição – números da balança comercial brasileira. Ou seja, aproximadamente 58% do gás refrigerante adquirido são para reposição e não para expansão de novos investimentos (lojas).

Considerando um valor aproximado de R$9,33/kg (o valor médio do R-22, por exemplo), pode-se afirmar que os supermercados brasileiros, só com a reposição do gás, jogam fora todos os anos mais de 74 milhões de reais (8.000.000,00 X R$9,33). E o custo de reposição do gás refrigerante é apenas uma parte do problema, em cascatas surgem outros, como:Custo de Reposição do Gás Refrigerante

  • O pagamento de mão-de-obra para reposição
  • A perda de produtos que se deterioram nos expositores
  • A perda de clientes pela falta de qualidade e segurança alimentar
  • O aumento do consumo de energia em até 30%, devido à perda de eficiência do equipamento.

E NA SUA EMPRESA?

Você já analisou o seu custo anual com reposição de gás refrigerante? Você sabia que os sistemas foram projetados de forma hermética, e que o gás deve apenas circular sem nenhum consumo? Você sabia que a reposição só deveria existir no caso de vazamentos, e que eles deveriam ser mínimos?

 

SOLUÇÃO?

Detecção de Vazamento de Gás Refrigerante

Com o investimento em equipamentos para detecção de vazamento dos gases refrigerantes, milhões de reais podem ser economizados como vimos anteriormente. Os pontos mais cruciais a serem monitorados são: Casa de Máquinas; Câmaras Frias; Balcões Frigoríficos e a Linha de Refrigeração. Nesses locais, os principais pontos de vazamentos são: Válvulas; Junções e Solda; Dispositivos de controle e segurança, como por exemplo: Filtro-Secador, válvulas solenóides, pressostato de baixa/alta, e outros.

VALORES PERCEBIDOS PELO CLIENTE

Valores percebidos pelo Cliente

Fontes consultadas: Ministérios do Meio Ambiente; Associação Brasileira de Supermercados; Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado e Aquecimento.

Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens.

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br.