O setor siderúrgico é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos. Cada processo da fabricação do aço, desde a produção do coque até a moldagem e rolagem de lingotes, possui riscos específicos que devem ser gerenciados a partir do auxílio dos sistemas de detecção de gás e vapores.

Conversores de oxigênio, alto forno e coqueria, por exemplo, podem produzir altas concentrações de monóxido de carbono e compostos orgânicos voláteis (VOC), gases prejudiciais à saúde, mesmo inalados em baixas concentrações por períodos prolongados.

setor siderurgico

Monóxido de Carbono – Setor Siderúrgico

Representado pela fórmula química CO, o monóxido de carbono é um gás incolor, inodoro, insípido e extremamente tóxico, sendo utilizado na indústria siderúrgica como agente redutor, removendo o oxigênio de alguns compostos para a produção do ferro.

Extremamente letal se inalado em altas concentrações (acima de 4000 ppm), o monóxido de carbono pode matar por asfixia. Isso ocorre porque, ao ser inspirado, o CO é capaz de estabelecer ligações químicas altamente estáveis com a hemoglobina das hemácias formando a carboxiemoglobina (HbC). Este processo impossibilita a ligação do oxigénio à hemoglobina, reduzindo o transporte de oxigênio pelo sangue em todo processo de respiração.

Diante disso, existem normas no Brasil que estabelecem o nível de tolerância que os colaboradores podem ficar expostos ao CO, no caso a NR15, com a quantidade de 39 ppm ou 43 mg/m3.

Monóxido de Carbono – Como evitar a intoxicação?

A intoxicação por monóxido de carbono pode ser evitada pela adequada ventilação do ambiente e pela adoção de detectores de gás fixos e portáteis nos locais com possível exposição ao CO. Estes detectores, além de verificar os níveis de CO, devem monitorar os níveis de oxigênio, garantindo completa segurança ao local.

Nos links abaixo encontram-se mais informações de como escolher o detector correto e garantir a segurança dos trabalhadores e patrimônio.

Compostos Orgânicos Voláteis – Setor Siderúrgico

Compostos Orgânicos Voláteis (VOC’s) são aqueles que possuem em sua constituição, carbono e hidrogênio e, volatilizam-se à temperatura ambiente. Seu vazamento na indústria siderúrgica, conhecido como emissões fugitivas, estão relacionadas ao processo de produção do coque na coqueria, onde são emitidas frações de voláteis existentes no carvão mineral e nos processos de combustão, devido à queima incompleta dos combustíveis utilizados.

Sua detecção e reparo é ponto chave para qualquer indústria, uma vez que podem criar riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores e comunidades vizinhas, atingem diretamente o lucro da empresa em função da perda de produtos e, ainda, causam riscos ao meio ambiente e emissões acidentais de gases de efeito estufa. Se uma indústria lida com líquidos e gases inflamáveis, também pode existir o risco de incêndio e explosão se os vazamentos não forem corrigidos.

Compostos Orgânicos Voláteis – Como evitar as emissões?

Uma planta industrial pode ter centenas de potenciais fontes de vazamentos, provenientes de equipamentos instalados em localizações de difíceis acessos. Tais fatores, dentre outros, tornam a gestão da detecção de VOC’s uma operação complexa, exigindo o envolvimento de profissionais especializados e de tecnologia de ponta, capaz de detectar as fontes de emissões fugitivas.

Tal fator, decorreu no desenvolvimento de normas e padrões de condutas globais, como o EPA 21 (Environmental Protection Agency) e o LDAR, (Leak Detection and Repair) cada vez mais difundidos e adotados pelas indústrias globalmente, e recomendado pelas principais normas nacionais de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, como a NR-15, NR-20 e norma CETESB: Inventário de Emissões.

No link abaixo pode-se entender mais detalhadamente a metodologia de implantação do LDAR, e como além de um programa de detecção de vazamentos e reparos, é uma decisão econômica para indústria.

ldar

Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens.

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br