Índice de Proteção (IP) ou Grau de Proteção é um padrão definido pela norma NBR IEC 60529 “Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos – códigos IP”.

O sistema de avaliação classifica o índice de proteção fornecido por um compartimento de equipamento elétrico contra objetos sólidos (como poeira) e líquidos (água, óleo, etc.).  Confira como interpretá-lo!

Prova d'agua

Índice de Proteção de um equipamento é uma informação fornecida pelo fabricante, e confirmada pela certificadora, de que o equipamento em questão foi projetado para impedir a entrada de sólidos e líquidos no seu interior. Esta padronização visa à especificação do grau de proteção que o invólucro do equipamento elétrico oferece em relação ao meio ambiente.

Esta informação é constituída por um sistema de dois dígitos, IPXX, sendo que o primeiro dígito se refere às medidas que foram tomadas para impedir a entrada de sólidos e o segundo dígito ás medidas que foram tomadas para impedir a entrada de líquidos no seu interior. Veja:

Primeiro digito

Segundo digito   Fonte foto – Halpar

Índice de Proteção. Como eu interpreto as avaliações?

Para este exemplo, vamos usar o detector de gás OLCT100, com certificação IP66.

O primeiro número corresponde ao índice de proteção fornecido contra objetos sólidos. O segundo número corresponde ao índice de proteção fornecido contra líquidos. A classificação IP66, portanto, corresponde a um produto que é completamente à prova de poeira e protegido contra jatos de água potentes:

interpretação ip

Observação: caso os critérios não tenham sido testados, o número será substituído pela letra “X”. Por exemplo, a classificação IPX6 indica que a proteção do compartimento contra a entrada de objetos sólidos não foi testada, mas que o equipamento é protegido contra jatos de água potentes.

Importante também ressaltar que incluindo o segundo numeral característico 6, a designação implica conformidade com as exigências de todos os outros numerais característicos inferiores.  O equipamento com cerificação IP66, portanto, é autorizado às aplicações que exigem a certificação IP65, IP64, IP55, e assim por diante.

_______________________________________________________________________________

Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters/Youtube

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br