A NR10 (Leia e faça o download da norma na integra AQUI) estabelece requisitos e condições mínimas com o objetivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Nesta publicação, abordaremos sobre as Proteções contra Explosão e Incêndio relatadas na NR10 e as medidas de Proteção Individual que se fazem obrigatórias.

Proteção contra explosão

NR10 – Pontos a serem destacados:

  • 10.9. Proteção contra incêndio e explosão
    • 10.9.1: As áreas onde houver instalações ou equipamentos elétricos devem ser dotadas de proteção contra explosão e incêndio;
    • 10.9.2: Os materiais, peças, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados à aplicação em instalações elétricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto à sua conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação (C 210161-0/l3/S).
    • 10.9.3: Os processos ou equipamentos susceptíveis de gerar ou acumular eletricidade estática devem dispor de proteção específica e dispositivos de descarga elétrica (C210162-9/l3/S).
    • 10.9.4: Nas instalações elétricas de áreas classificadas ou sujeitas a risco acentuado de incêndio ou explosões, devem ser adotados dispositivos de proteção, como alarme e seccionamento automático para prevenir sobretensões, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condições anormais de operação.

NR10 – Como escolher os equipamentos de proteção

Para estar de acordo com a NR10 descrita, os Detectores de Gases FIXOS – para proteção do patrimônio, e os Detectores de Gases PORTÁTEIS – para proteção do trabalhador, voltados para o risco de explosão, são os equipamentos indicados e obrigatórios. O importante nessa questão é saber escolher o Detector correto para a aplicação.

Veja 10 dicas de como realizar esse processo:

  1. Conheça os processos produtivos de sua indústria. É fundamental conhecer os processos presentes e previstos para adquirir um detector;
  2. Identifique os gases que deverão ser detectados e os processos a serem controlados, principalmente em função da quantidade de gases presentes nesses processos;
  3. Além da NR10, pesquise quais normas e legislações são seguidas por sua companhia. A escolha pelos detectores de gás pode ser diferente em função desta condição;
  4. A partir dos itens anteriores, escolha os locais onde deva ser exigido a utilização dos detectores PORTÁTEIS. Lembre-se que estes detectores devem acompanhar todo profissional que adentrar nos locais escolhidos. Para detecção FIXA – Realize um estudo prévio de Dispersão de Gases e defina de forma assertiva a quantidade de detectores a serem adquiridos e seus locais de instalação. Este estudo, mesmo em projetos complexos, garante a eficiência do sistema de detecção e 100% de cobertura de uma planta (Leia mais sobre Dispersão de Gases).
  5. Os detectores podem realizar a detecção de gases com diferentes tecnologias, como a Catalítica, IR, Eletroquímica, PID, FID, entre outras. Identifique a tecnologia que deve ser considerada para seu processo;
  6. Atente-se aos tipos de alarmes exigidos para cada gás a ser monitorado e a quais concentrações eles devem ser disparados. Isto pode ser realizado através de alarmes sonoros, visuais e /ou integrados ao sistema operacional da indústria.
  7. A partir do estudo de classificação das áreas, defina qual será a classificação de seu detector fixo, Ex ou não. (Leia mais sobre  Desclassificação de áreas).
  8. Após aquisição, é de vital importância a calibração periódica dos detectores. Essa calibração certifica que o detector está medindo a concentração correta do gás em questão, cumprindo na íntegra seu papel no processo. (Saiba mais sobre Calibração. ).
  9. Para garantir o bom desempenho de seu sistema e o funcionamento adequado dos detectores fixos e portáteis, recomenda-se implantar um programa de gestão para seu parque de detecção, estabelecendo a periodicidade que os equipamentos devem ser vistoriados, calibrados e/ou trocados.
  10. Divulgue o sistema de detecção para todos os funcionários da empresa, ressaltando a importância da preservação das vidas e da integridade das unidades, e orientando os procedimentos a serem realizados em caso de alarme.

 

Detectores de gás

Além dos pontos citados, a NR10 se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Os tópicos analisados na NR são: Medidas de Controle; Medida de Proteção Coletiva; Medidas de Proteção Individual; Segurança de Projetos; Segurança de Construção, Montagem, Operação e Manutenção; Segurança em instalações elétricas desenergizadas; Segurança em instalações elétricas energizadas; Trabalhos envolvendo alta tensão (AT) entre outros.

Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens.

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br.