Há em vigor no Brasil a Norma Regulamentadora nº 13 que contempla as operações em Caldeiras, estabelecendo a utilização de detectores de gás para alguns casos. Conheça mais sobre a NR e confira quando os detectores se fazem obrigatórios.

1

 

NR 13 – CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO

O tema caldeiras em nosso país é tratado por uma das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho (NRs) do MTE – Ministério do Trabalho e do Emprego.

As NRs são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, e o não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.

Para caldeiras a norma regulamentadora é a NR 13, e a regulamenta da seguinte forma: se a caldeira utilizar combustível gasoso, tais como gás natural, gás liquefeito de petróleo (glp), disel ou biogás, e estiver instalada em ambientes fechados, como a sala de caldeiras, área de caldeiras ou outros, o sub item d do item 13.4.2.4 estabelece:

          d) dispor de sensor para detecção de vazamento de gás quando se tratar de caldeira a combustível gasoso;

Mas por que a NR13 faz essa exigência? Porque os gases utilizados como combustíveis das Caldeiras podem ser prejudiciais à saúde do trabalhador em caso de vazamento, além do alto risco de explosão. Para tanto, os detectores atuam como equipamento de proteção e prevenção de acidentes, alarmando os trabalhadores caso haja um mínimo vazamento, e possibilitando que ações corretivas sejam tomadas a tempo, sem ônus ao trabalhador e/ou ao patrimônio da empresa.

CALDEIRAS E DETECÇÃO DE GÁS

Para a escolha do detector de gás ideal para a Caldeira, deve-se levar em consideração o tipo de gás a ser monitorado, veja:

Caldeira a gás natural, biogás ou GLP – os três gases são classificados como gases inflamáveis, que são substâncias que misturadas ao ar, e recebendo calor adequado, entram em combustão. Para tanto, detectores com tecnologia catalítica ou infravermelha são recomendadas, além do detector possuir atestado EX – à prova de explosão.

2


Caldeira a Diesel
– o gás Disel é classificado como VOC – Composto Volátil Orgânico, uma substância fonte de poluição atmosférica, extremamente prejudicial à saúde e à biosfera. Para seu monitoramento a tecnologia mais utilizada é a tecnologia PID, do inglês Photo Ionization Detector.

3

Dica Enesens: a Enesens, como especialista em detecção de gás, recomenda a utilização de detectores de gás também em Caldeiras à Biomassa, as quais utilizam Lenha como combustível, ainda que não contemple na NR13, pois na queima dessas lenhas há produção de gases tóxicos, altamente prejudiciais à vida dos trabalhadores.

Caldeira à Lenha: na queima da Lenha como combustível para as Caldeiras, há produção de gases classificados como tóxicos aos seres humanos. Para seu monitoramento, recomenda-se detectores de gases com tecnologia eletroquímica.

4

CALIBRAÇÃO DOS DETECTORES DE GÁS

Além da escolha correta dos equipamentos, a manutenção do detector de gás é essencial para garantir sua eficiência. E neste contexto, a Calibração pode ser considerada como o item chave, sendo a responsável por ajustar a precisão e garantir a confiabilidade do equipamento.

Em linhas gerais, a calibração dos detectores é feita a partir de um gás padrão, que atualiza o ponto de referência do detector para assegurar que o mesmo produza leituras exatas, e essa calibração deve ser realizada periodicamente por laboratório acreditado RBC – Rede Brasileira de Calibração, com frequência recomendada a cada 06 meses e com emissão de certificado.

CONCLUSÃO

Se a(s) caldeiras de vossa empresa estão instaladas em alguma das especificações citada nesta matéria, recomendamos que seja avaliado se há o detector no local, e se houver, se o mesmo é adequado ao combustível utilizado, se está calibrado e se está instalado no local adequado.

Nós da ENESENS somos especialistas no assunto e podemos fornecer os equipamentos e realizar estes serviços para você.  Não hesite em nos constatar!

Redigido por: Carlos Bratfisch – Gerente de Projetos Enesens; e Pâmela Cintra – Marketing Enesens.

Para receber mais informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br.