O evento realizado em conjunto com a Abripur, Drager e Project-Explo, no dia 12/08/2015 em São Paulo, tratou da eliminação dos HCFCs – gases prejudiciais a camada de ozônio – e os riscos atrelados a sua substituição por gases altamente inflamáveis.

No dia 12/08/2015, as 09hrs, a Enesens deu inicio ao Workshop – Os riscos dos gases inflamáveis no setor de poliuretanos, na sede da Anahp em São Paulo. O evento, que contou com a colaboração do Sr. Candido Souza da ABRIPUR – Associação Brasileira da Indústria do Poliuretano, da Srta. Beatriz Santos da DRAGER – líder alemã em equipamentos para detecção de gás e do Sr. Nelson Lopez da Project-Explo – empresa de consultoria especializada em assuntos Ex (a prova de explosão), teve como objetivo tratar das premissas do Protocolo de Montreal e do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, quanto à eliminação dos HCFCs no Brasil – gás prejudicial à camada de ozônio, e como a sua substituição nas linhas de produções, por produtos inflamáveis, acarretará riscos aos trabalhadores e aos patrimônios.

O encarregado de dar as boas vindas a todos os convidados foi o palestrante Nelson Lopez. Engenheiro eletricista especializado em prevenção de explosões com 45 anos de experiência. Membro de diversas Comissões de Normalização da ABNT-COBEI, Presidente em exercício da Associação Brasileira para Prevenção de Explosões – ABPEx, e Diretor Geral da Project-Explo.

IMG_0331

Nelson Lopez abordou conceitos como a classificação de áreas devido ao nível de periculosidade, sua desclassificação através do controle das atmosferas explosivas e a adequação dos projetos com as normas e legislações vigentes fiscalizadas por órgãos como Ministério do Trabalho, entidades do Meio Ambiente, Seguradoras, Corpo de Bombeiros e a ANP – Agência Nacional do Petróleo.

Depois de sua apresentação, o encerramento das palestras ficou a cargo do Diretor Executivo da Enesens, Alexandre Sá. Administrador de empresas com habilitação em Comercio Exterior, especialista em espaços confinados e sistemas Drager de detecção de gás. Possui experiência de mais de 17 anos em gerenciamento de empresas, produtos e projetos.

IMG_0362

O foco da palestra do Alexandre Sá foi à eliminação de riscos e incentivos fiscais. Com a presença de gases inflamáveis nas plantas fabris, medidas de proteção ao trabalhador e de proteção ao patrimônio se fazem obrigatórias.  Para tanto, foi discutido como identificar os equipamentos corretos – em função do grupo, classe de temperatura, grau de proteção e zoneamento (zona 0, 1 e 2) – onde instalar esses equipamentos através de projetos de Dispersão de Gases (conheça mais sobre Dispersão neste Link) e como obter concessões fiscais pela Lei do Bem (Lei 11.196/05), enquadrando os projetos de detecção de gás como inovação tecnológica. (Conheça mais sobre a Lei do Bem neste Link)

O Workshop foi direcionado a engenheiros, técnicos de segurança, manutenção e operação, e contou com a presença de várias empresas do setor de poliuretanos como a Univar Brasil, Cannon do Brasil, Dufrio Refrigeração e MBP – Metalúrgica Barra do Piraí S.A

Segundo a Pâmela Cintra, supervisora da Enesens e coordenadora do evento, o objetivo do Workshop de conscientizar o setor de poliuretanos dos riscos causados pelos gases inflamáveis e como solucioná-los foi atingido com sucesso, contribuindo para suprir uma lacuna do setor. “A partir da substituição dos HCFCs por gases inflamáveis, as indústrias adquirirão altos riscos de explosão e uma dura fiscalização dos órgãos regulamentares. O workshop se fez muito importante para discutirmos esses assuntos, apontarmos soluções e mostrarmos o caminho para conseguir incentivos fiscais e viabilizar os projetos” relata a supervisora.

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br.