Detecção de Vazamentos

As emissões fugitivas são provenientes de equipamentos instalados nas linhas de processos como válvulas, flanges, bombas de pressão, vedações de compressores e agitadores, válvulas de escape, entre tantos outros. O programa de detecção de vazamento e reparos chamado de LDAR (Leak Detection and Repair) é um serviço que busca mensurar, reduzir e gerenciar as emissões fugitivas de uma instalação ou processo de maneira inteligente e eficiente.

Este serviço é oferecido em parceria com a empresa belga The Sniffers, líder mundial na prestação de serviços em gestão e detecção de emissões fugitivas com mais de 20 anos de mercado.

A detecção e reparo das emissões fugitivas é ponto chave para qualquer indústria, uma vez que atingem diretamente o lucro da empresa em função da perda de produtos, podem criar riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores, comunidades vizinhas e ao meio ambiente. Caso uma indústria lida com líquidos e gases inflamáveis, também poderá existir o risco de incêndio e explosão se os vazamentos não forem identificado e corrigidos.

O gerenciamento da detecção de vazamento é executado por profissionais credenciados para verificar todos os equipamentos de uma instalação, realizando uma vistoria minuciosa para a detecção e reparo das emissões fugitivas. Os processos utilizados para as medições são de acordo com os procedimentos de gerenciamento de qualidade ISO 9001 e realizado em conformidade com as metodologias internacionais EPA (Método 21), EPA-453/R-95-017 1999 e EN15446 da União Europeia.

O serviço LDAR atende às recomendações da legislação local de segurança do trabalho com as NR-15, NR-20 e ambientais, como normas da CETESB para Inventario de Emissões e leis CONAMA.

As inspeções são realizadas por meio de equipamentos específicos, tais como; analisadores de gás, detectores de chama portátil (FID) e de fotoionização (PID) além de medidores de pressão, ultrassom, amostrador de alto fluxo e câmeras infravermelhas de gás óptica.

Programa de Gestão de Perda de Vapor

Outro serviço que permite obter alta rentabilidade e rápido retorno sobre investimento é nosso serviço para economia de energia através da gestão de perda de vapor. Este serviço tem como objetivo realizar uma análise geral infraestrutura de vapor utilizando equipamentos de ultrassom e infravermelho, bem como a coleta e análise dos dados gerados, assim como relatórios com informações sobre as perdas de vapor.

Nosso serviço de gestão de perda de vapor apresenta uma visão geral dos possíveis purgadores de vapor (steam-traps), juntamente com um resumo detalhado das perdas em eficiência e quanto elas representam em termos de custos monetários para a empresa. A partir deste diagnostico é possível realizar ações de reparo de maneira eficaz pela equipe de manutenção. Em media este serviço tem um retorno sobre investimento de 5 meses após os reparos.

Programa de Gestão de Perda de Flare

No passado, as refinarias e usinas petroquímicas usavam sistemas de flare para minimizar as emissões de hidrocarbonetos. A partir da implementação destes sistemas, importantes reduções de emissões foram alcançados. Além disso, pequenas emissões contínuas no sistema de flare ou sistema de ventilação também devem ter a mesma atenção.

Dispositivos ultrassónicos utilizados para detecção de vazamentos em sistemas flare podem detectar altas frequências típicas de vazamentos em válvulas.

Aplicando esta técnica de detecção, oferecemos uma solução econômica e altamente eficiente na identificação de vazamentos no sistema de flare. Quantificar o volume da perda para cada um destes vazamentos internos é essencial para identificar os grandes vazamentos. O reparo imediato destes vazamentos é importante para reduzir perdas de produtos. Este serviço tem um retorno sobre investimento em media de um ano.

Inspeção de Vazamentos com Cães Farejadores

O serviço de inspeção de vazamentos com uso de cães farejadores é um serviço exclusivo no Brasil oferecido pela Enesens em parceria com a The Sniffers.

As inspeções são realizadas com cães farejadores especificamente treinados para detecção de vazamentos em oleodutos e gasodutos subterrâneos o que possibilita uma inspeção rápida e eficaz. Além da identificação dos vazamentos o serviço proporciona redução de custos e aumento da qualidade do serviço de distribuição de combustíveis.

Devido ao extenso desenvolvimento de mais de 25 anos utilizando cães farejadores para inspeção vazamento, nosso cães são únicos no mundo com certificação TÜV que comprovam a qualidade do serviço oferecido.

Também são utilizados nos procedimentos de pesquisa em conjunto com os cães, equipamentos de detecção de ultima geração para mensurar o tamanho e as características dos vazamentos. Todos os dados sobre a localização e quantificação dos vazamentos em dutos além de observações de possíveis anomalias dos locais são coletadas e gerenciadas pelo uso do software proprietário chamado de PERSEUS, que permite fácil acesso as informações em tempo real.

Benefícios ao cliente

Aumento de economia
Aumento da segurança
Otimização de custos em manutenções
Redução dos custos com seguros
Aumento da eficiência energética
Redução das emissões de VOC e CO2
Redução de riscos

Resultados

As emissões são, em média, reduzidas em 50% ao ano, após o primeiro ano do programa,
Redução de 70% das perdas do queimador
Redução de 55% em emissões
Redução de 50% de incidentes em dutos
Redução de 46% em perdas de vapor

Serviços Adicionais

Gerenciamento de perdas de queimadores
Gerenciamento de emissões de tanques de armazenagem
Gerenciamento de perdas de vapor
Detecção de vazamentos em dutos subterrâneos
Inspeção de revestimentos
Prevenção de corrosão de dutos
Monitoramento de emissões