Monitoramento

 

O serviço de monitoramento da Enesens é realizado por meio do e-GAS [Enesens Gas & Alarm Software], único software de monitoramento de gases do Brasil que utiliza tecnologia de telemetria, wireless ou com fio, integrado aos sensores de gases. O sistema realiza o monitoramento das atividades rotineiras como a detecção de vazamento para prevenção de acidentes, bem como para fins mais específicos como o processo de gerenciamento de riscos iminentes.

O monitoramento funciona 24h por dia, 07 dias por semana e 365 dias por ano. Quando detectado algum tipo de vazamento, o sistema avisa a central em três momentos. O primeiro alerta informa quando o gás anormal é detectado, e o software emite um aviso e antecipa aos funcionários o que deve ser feito. O segundo alerta aciona o alarme de atenção para as pessoas que estão no local. O terceiro alerta emite o aviso de evacuação da área.

As medições são feitas por LEL (Limite Inferior de Explosividade), PPM (Parte por Milhão) ou PPB (Parte por Bilhão) de gases emitidos para a atmosfera. O software possui uma base de dados que possibilita a consulta e a criação de relatórios de vazamento. A solução recebe os dados dos sensores via sinal de celular ou pela conexão com a rede da empresa.

O monitoramento pode ser realizado internamente pela própria empresa ou pela ENESENS em sua central de monitoramento que conta com equipamentos de última geração, totalmente informatizada e operada por profissionais treinados. Funciona 24 horas por dia e recebe todas as informações das atividades dos alarmes, tais como: ativação e desativação pelo usuário e os disparos provenientes dos diversos sensores.

Todos os eventos são registrados na central de alarme. As atividades do sistema de alarme geram relatórios e podem ser emitidos com exclusividade para os clientes. Ao receber uma informação de disparo de alarme, a Central imediatamente executa as ações necessárias para averiguação do motivo e pode, ainda, executar outras ações previamente determinadas pelo cliente, como comunicar o fato aos órgãos públicos competentes.

Sua interface simples [Keep it Simple] e direta permite que o operador do sistema se concentre no que é mais importante: segurança. O e-GAS é composto por um DASHBOARD e 03 módulos:

>> SISTEMA DE GÁS E ALARME: Responsável por monitorar, prevenir, alarmar e disponibilizar relatórios para tomada de decisão inteligente

>> SEGURANÇA DE TODAS AS COISAS: Tecnologia na Detecção de Gás com a comunicação de todos os protocolos unificados. Monitoramento de qualquer tipo de sensor-detector de gás

>> SEGURANÇA CONECTADA: O futuro agora da detecção! Realiza o monitoramento remoto pela central Enesens, antevendo e precavendo acidentes, tomando as iniciativas em caso de alarme

 

Benefícios para o cliente

CUSTOS DE OPERAÇÃO

Continuidade produtiva
Rápido retorno sobre o investimento
Coleta de dados históricos e análises
Redução dos custos operacionais
Plano de calibração e manutenção, treinamento, help-desk
Pacote de serviço agregado aos produtos

CONTROLE DE RISCOS

Melhora o controle e a segurança
Maximização do patrimônio da empresa
Prevenção de possíveis vazamentos
Detecção de falhas na instalação
Prevenção de risco à vida dos trabalhadores, terceiros, clientes e fornecedores
Controle de riscos contra acidentes sistêmicos (acidentes de grandes proporções)

SUSTENTABILIDADE

Melhoria na imagem quanto à sustentabilidade
Contribuição para ambientes sustentáveis
Adequação para o programa de redução de emissão de HFCs do Ministério do Meio Ambiente (10% até 2015)
Análise e melhoria na eficiência energética