Sintrol Dumo | A ferramenta ideal para monitoramento de poeiras

Sintrol Dumo | A ferramenta ideal para monitoramento de poeiras

Monitoramento de Tendência Contínua para Poeira Ambiental

O Sintrol Dumo monitora as Partículas Totais em Suspensão (PTS) no ar ambiente com base no sinal gerado a partir de partículas em movimento. As medições realizadas em teste de laboratório e em campo provaram que o Dumo é capaz de monitorar baixas concentrações de poeiras e dimensões de partículas tão pequenos quanto 0,3 micrómetros. O Dumo é fácil de instalar, comissionar e praticamente sem manutenção.

O Sintrol Dumo tem um ventilador embutido que extrai o ar ambiente através da câmara de medição, produzindo um fluxo linear constante. Qualquer particulado que passa pela câmara de medição irá interagir com a haste do sensor, fazendo com que uma pequena carga elétrica passe entre as partículas e o sensor. Essas pequenas cargas elétricas geradas são proporcionais aos níveis de poeira no ar ambiente.

O Sintrol Dumo tem uma saída padrão de 4-20 mA, que pode ser facilmente integrada em sistemas existentes, como um CLP na sala de controle. O Dumo tem sinais de “Alerta” e “Alarme” correspondentes a determinados níveis de concentração de poeira acima da média, que podem ser identificados utilizando a função de configuração automática. O nível normal é determinado e corrigido no início do monitoramento e os dois níveis de alarme podem ser configurados durante o comissionamento. O instrumento também pode ser calibrado para mostrar unidades de mg/m3 através da medição de referência.

A facilidade de uso torna este dispositivo ideal para aplicações em que qualquer interrupção na operação normal pode resultar em um aumento da concentração de partículas no local de trabalho causando incômodos e danos para as pessoas ou máquinas. Em áreas que requerem sistemas de extração de poeira para reduzir os níveis de partículas no ambiente, o Sintrol Dumo é o complemento ideal para monitorar a eficiência da remoção de poeira.

Com o avanço das regulamentações de saúde e segurança em ambientes de trabalho há atualmente uma demanda crescente por sistemas de monitoramento de partículas em todo o mundo. O Sintrol Dumo é um equipamento perfeito para monitoramento de tendências para melhorar a saúde dos trabalhadores e para a proteção de equipamentos industriais.

O Sintrol Dumo é uma ferramenta útil em todos os ambientes de trabalho em que se encontram concentrações nocivas de poeira. Algumas de suas principais aplicações são:

● Manuseio de poeira
● Moinhos de grãos
● Moinhos de açúcar
● Moinhos de farinha
● Processamento de alimentos
● Processamento de têxteis
● Mineração
● Moinhos de papel
● Industria química
● Siderurgia

Modelo wireless, DUMO EXG RF A, com comunicação 915MHz e integração com software DustLog8 para gestão e acesso aos dispositivos da Sintrol na rede. Modelo também disponível em 868 MHz ISM. A caixa de conexão CB3 EXG A é recomendada para assegurar a correta instalação e também oferecer maior facilidade de interface com o DUMO.

Software e-GAS de monitoramento

O software e-GAS dá ao operador da planta o controle absoluto sobre a rede de monitores de poeira. O software fornece uma interface completa e amigável para configurar parâmetros da rede e dos monitores de poeira, além de emitir relatórios. O e-GAS pode ser conectado a uma rede de monitor de poeira através do roteador de rede, suportando USB, RS485 e RF sem fio.

  • Armazenamento e processamento abrangente de dados
  • Acesso remoto a monitores de poeira
  • Acesso remoto permite ao usuário calibrar unidades, alterar alarmes, limites, realizar funções de configuração automática e configurar saídas mA
  • Exportar dados para software de terceiros, como Excel
  • Visualizar em tempo real de vários pontos de medição
  • Banco de dados: Microsoft SQL, Postgre SQL, SQLite

Princípio de Operação

Os monitores de poeira Sintrol baseiam-se em uma tecnologia única de eletrificação indutiva. A medição é baseada em partículas que interagem com uma sonda isolada instalada no duto. Quando as partículas em movimento passam perto ou atingem a sonda, um sinal é induzido. Este sinal é então processado através de uma série de algoritmos avançados da Sintrol para filtrar o ruído fornecendo assim uma medição de poeira muito precisa.

Fonte: Sintrol
Elaboração: Allan Lanza e Pâmela Cintra

________________________________________________________________________________

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters/Youtube

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br