Soluções de Monitoramento de Poeiras | Aplicação de uso em Silo de Planta de Açúcar

Um produtor Europeu de açúcar previne concentrações explosivas de poeira e melhora os procedimentos de limpeza em seus silos através da instalação dos medidores de poeiras fornecidos pela Sintrol.

Esta fábrica de açúcar fornece mais de 200.000 toneladas de açúcar granulado por ano. As usinas de processamento de açúcar são plantas complexas, onde a acumulação de poeira é inevitável. A partir de boas práticas de limpeza e questões ligadas a segurança surgiram a necessidade de melhoria.

Monitores de poeira são instalados na saia de cada silo. Cada silo tem dois principais possíveis pontos de vazamento:

1. FALHA DO PONTO DE DESCARREGAMENTO: ocasionalmente uma moita ou aglomerados de açúcar bloqueará o transporte de açúcar para o processo, causando o fluxo de açúcar vindo do silo para se dispersar no chão e causando uma grande perda de produto e gerando uma grande nuvem de poeira;

2. VAZAMENTO PRINCIPAL: Em torno da base do silo existem pontos secundários de extração que têm um potencial de explosão. Mesmo que isso seja extremamente raro, um monitor de poeira local acionará um alarme e os trabalhadores da fábrica poderão agir de maneira rápida e adequada.

Outro ponto de instalação é ao longo do TÚNEL DE CORREIA TRANSPORTADORA entre a produção e os silos. Se houver um bloqueio ou falha ao longo do caminho, o açúcar rapidamente se acumulará novamente, causando perda de produto e nuvens de poeira indesejadas.

A solução foi instalar 6 monitores de poeira DUMO em distintas áreas de interesse para monitorar o ar ambiente em zonas Ex. A saída de sinal 4 a 20 mA é ligada a uma controladora DCS que, por sua vez, é interligada ao sistema de alarme de incêndio.

Principais características :
• Monitoramento confiável e de baixo custo
• Leituras de partículas sensíveis
• Tecnologia não propensa a contaminação do sensor
• Recurso exclusivo de configuração automática
• Baixa manutenção
• Monitoramento contínuo
• Aprovações ATEX para operação em áreas classificadas Ex

Princípio de Operação | Os monitores de poeira Sintrol baseiam-se em uma tecnologia única de eletrificação indutiva. A medição é baseada em partículas que interagem com uma sonda isolada instalada no duto. Quando as partículas em movimento passam perto ou atingem a sonda, um sinal é induzido. Este sinal é então processado através de uma série de algoritmos avançados da Sintrol para filtrar o ruído fornecendo assim uma medição de poeira muito precisa.

Download | Você pode fazer o download deste case de aplicação aqui: realizar o download!

Fonte: Sintrol – Dumo
Tradução: Allan Lanza

________________________________________________________________________________

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters/Youtube

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br