Calibração. Conheça mais sobre esse serviço e a importância deste tema para garantir assertividade no monitoramento dos gases de seu processo.

Como e com qual frequência você realiza a calibração de seus detectores de gás? Já analisou sobre sua importância dentro dos projetos e sistemas de detecção? Nesta matéria iremos abordar sobre o papel da calibração no segmento em questão, com o objetivo de ajudá-lo a entender sobre sua relevância para a real proteção do meio e para a saúde e segurança de seus trabalhadores.

Atualmente, grande parte das indústrias compreende a importância de se implantar os sistemas de detecção em seus processos produtivos, compostos basicamente pelo monitoramento dos gases, detecção e reparo dos vazamentos a partir dos detectores de gás fixos e portáteis. No entanto, muitas ainda desconhecem sobre a importância da correta gestão e manutenção desses instrumentos, garantindo sua eficiência e exatidão das informações.

Neste contexto, a Calibração pode ser considerada como o item chave para a correta manutenção de um detector de gás, sendo a responsável por ajustar sua precisão e garantir a confiabilidade do equipamento.

Calibração_Drager_EneseA utilização de dados obtidos por equipamentos descalibrados geram informações falsas e perigosas para uma empresa. Além de levar a graves erros de diagnósticos em investigações de passivos ambientais e projetos de remediação, coloca em risco a vida de trabalhadores, expondo-os aos ambientes com presença de gases tóxicos em altas concentrações, como a amônia, o monóxido de carbono e o benzeno (leia mais sobre os riscos causados pela exposição desses gases nas matérias sobre Benzeno, Monóxido de Carbono e Amônia).

Senso assim, a Calibração deve ser realizada periodicamente por laboratório acreditado RBC – Rede Brasileira de Calibração, com frequência recomendada a cada 06 meses e com emissão de certificado. Para tanto, dentro do budget anual voltado para as adequações de saúde e segurança ocupacional, as empresas devem programar os gastos com calibração como item indispensável.

Como é feita a calibração dos detectores de gás

Bump_Test_Drager_01Em linhas gerais, a calibração dos detectores é feita a partir de um gás padrão, que atualiza o ponto de referência do detector, seja fixo ou portátil, para assegurar que o mesmo produza leituras exatas.

Entre os fornecedores de soluções para calibração de detectores de gás, encontramos a Enesens, com grande experiência na área trabalhando com laboratórios da RBC – acreditados pela norma ISO/IEC 17025:2005 para Calibração de Monitores/Detectores de Gás multimarcas e Centro de Manutenção para os instrumentos de detecção.

A Enesens oferece dois serviços de calibração: a calibração padrão, com agendamento para calibração em laboratório, e a calibração in loco, uma solução completa para gerir sua estrutura de detectores. Neste último modelo de trabalho, programamos a calibração RBC com visita de nossos técnicos e realização dentro de sua unidade, o que irá reduzir o tempo que os detectores ficarão fora de atividade.

Para ambas as modalidades a Enesens gerencia a calibração no pós-venda, informando seus clientes da necessidade da calibração ao se aproximar dos 6 meses da última manutenção.

________________________________________________________________________________

Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters/Youtube

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br