No setor de alimentos e bebidas são utilizados e produzidos diversos tipos de gases, seja no processamento, tratamento de resíduos, armazenamento, preservação dos alimentos para transporte, entre outros processos que exigem muitos cuidados. Uma das áreas com maior presença de gases são nos sistemas de refrigeração.

São sistemas compostos por gases refrigerantes, e muitas vezes pelo gás tóxico Amônia, e muito suscetíveis a vazamentos, provocando riscos aos funcionários e emissões nocivas ao aquecimento global.

A detecção desses gases reduz a perda, a quebra de produto e custos de manutenção nos sistemas de refrigeração, garantindo melhor qualidade dos alimentos ou bebidas processadas e, principalmente, a qualidade de trabalho de seus colaboradores, garantindo a segurança e operação das instalações, além de obedecer às exigências normativas do setor.

Alimentos e Bebidas

Gases Refrigerantes – Setor de Alimentos e Bebidas

Com o investimento em equipamentos para detecção de vazamento dos gases refrigerantes, muito dinheiro pode ser economizado. A detecção nesse caso é uma questão de ECONOMIA. O Brasil, por exemplo, importa anualmente 14 milhões de Toneladas de gás refrigerante, dos quais 8 milhões são para reposição – números da balança comercial brasileira. Ou seja, aproximadamente 58% do gás refrigerante adquirido são para reposição e não para expansão de novos investimentos (lojas).

Esse cenário pode ser evitado monitorando, por meio de sistemas de detecção de vazamento de gases refrigerantes, os locais mais críticos de vazamento: Casa de Máquinas; Câmaras Frias; Balcões Frigoríficos e a Linha de Refrigeração. Nesses locais, os principais pontos de vazamentos são: Válvulas; Junções e Solda; Dispositivos de controle e segurança, como por exemplo: Filtro-Secador, válvulas solenóides, pressostato de baixa/alta, e outros. (Veja mais números AQUI).

Gás Amônia – Setor de Alimentos e Bebidas

A amônia também é utilizada, por mais de um século, como gás de refrigeração, com a grande vantagem de não apresentar potencial de aquecimento global ou efeito sobre o nível de ozônio. No entanto, a amônia é um gás extremamente tóxico, e inflamável quando em concentrações elevadas, o que exige severos procedimentos e controles para seu não contato com o meio. A detecção nesse caso, além de ser uma questão de economia, é uma questão de SEGURANÇA.

Por ser prejudicial ao ser humano, existem normas e limites de referência que regulamentam a exposição dos colaboradores às concentrações de Amônia. Segundo a NR15 o limite de tolerância do funcionário à Amônia é de 20 ppm ou 14 mg/m³, para uma jornada de até 48h/semanais. O que ressalta a importância dos sistemas de detecção de vazamentos, visto que o limite é baixo.

Mas como realizar a detecção desses gases?

A detecção pode ser realizada de duas formas, FIXA ou PORTÁTIL. Para os detecção fixadetectores fixos de gás, eles devem ser instalados nas áreas com maior exposição ao gás e maior risco de vazamento. Para tornar esse processo 100% assertivo, a Enesens realiza o serviço de Dispersão de Gás, onde por meio da Computação Fluidodinâmica (CFD) – conjunto de técnicas de simulação computacional utilizado para prever o comportamento de escoamentos líquidos e gasosos – permite determinar qual o número mínimo de detectores necessários e como devem ser dispostos para 100% de cobertura em um determinado espaço na forma tridimensional.

detecção portatilEm contrapartida, os detectores portáteis devem permanecer 100% do tempo junto ao corpo do trabalhador, e é de extrema importância a realização do Teste de Resposta antes de sua utilização. O Teste de Resposta é responsável por verificar o desempenho de cada instrumento antes de sua utilização, garantindo que o mesmo esteja apto a detectar a menor presença de gases. Veja como realizar esse procedimento no INFOGRÁFICO.

 

 

Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens.

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br.