DETECÇÃO DE GÁS E OS PRINCIPAIS SETORES DE ATUAÇÃO

Há muitas aplicações diferentes para detecção de gás inflamáveis, tóxicos e asfixiantes. Os processos industriais envolvem cada vez mais a utilização e fabricação de substâncias altamente perigosas, principalmente tóxicos e gases combustíveis.

É notório que o mercado de detecção de gás vem crescendo e oferece hoje uma grande e abrangente linha de produtos para os mais variados setores. Cada setor de atuação, cada aplicação, tem seu próprio conjunto de perigos e soluções ideais a serem utilizadas. A seguir citaremos os principais setores de atuação da detecção de gás e uma tabela contendo suas aplicações específicas e os gases nocivos potenciais:

DETECÇÃO DE GÁS NO SETOR DE ENERGIA

Para assegurar a qualidade de fornecimento, segurança ambiental e ocupacional nas estações de geração de energia elétrica, sistemas de monitoramento de gases devem ser implementados para redução dos riscos associados as emissão e processos provenientes de fontes como: gás natural, petróleo, carvão, nuclear, biomassa e biogás.

Os sistemas de monitoramento de gases podem detectar com antecedência vazamentos de gases encontrados nos alternadores de energia, acionando comandos de prevenção como fechamento de válvulas para o fornecimento de gás. Além disso, os sistemas de detecção permitem enviar comandos para controle da ventilação e fechamento
do fornecimento de energia para equipamentos elétricos, reduzindo assim os riscos de ignição.

DETECÇÃO DE GÁS NA INDUSTRIA QUÍMICA

As indústrias químicas fornecem matéria-prima e produtos para todos os setores produtivos. Geralmente usam uma ampla gama de gases inflamáveis e tóxicos em seus processos de fabricação, ou criam esses gases como subprodutos desses processos. Este processo de fabricação/extração pode envolver riscos aos trabalhadores e ao meio ambiente, tornando necessária a busca por soluções para detecção e monitoramento desses gases a fim de reduzir os riscos.

DETECÇÃO DE GÁS NO SETOR DE ÓLEO E GÁS

A indústria de óleo e gás é um dos setores que mais exige instrumentos de segurança ocupacional, devido aos tipos de produtos e complexidade de processos enfrentados. A exploração e produção de óleo onshore e offshore exigem que ambientes sejam controlados por sistemas de segurança altamente capazes de manter as condições de trabalho seguras e livres de potenciais riscos de explosão.

DETECÇÃO DE GÁS NA MINERAÇÃO

As atividades de mineração, que abrangem o processo de exploração e extração de substâncias minerais, podem ser causadoras de fortes impactos ambientais, envolvendo riscos aos trabalhadores e ao meio ambiente. Exigem assim, soluções para o monitoramento e detecção de gás reduzindo os riscos e possíveis impactos.

DETECÇÃO DE GÁS NA SIDERURGIA

Devido aos diferentes tipos de gases utilizados nos processos das usinas de siderurgia, sistemas de detecção de gases são essenciais para prevenção de riscos e emissões. As altas temperaturas encontradas nas operações de fusão e fundição expõem os trabalhadores a diferentes gases nocivos à saúde. Cada processo da fabricação do aço, desde a produção do coque até a moldagem e rolagem de lingotes, possuem riscos específicos que devem ser gerenciados a partir do auxilio dos sistemas de detecção de gás e vapores.

DETECÇÃO DE GÁS NO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Para o setor de alimentos e bebidas são utilizados e produzidos diversos tipos de gases, seja no processamento, tratamento de resíduos, armazenamento, preservação dos alimentos para transporte, entre outros processos que exigem muitos cuidados.

Uma das áreas com maior presença de gases é nos sistemas de refrigeração. São sistemas compostos por gases refrigerantes e muito suscetíveis a vazamentos, provocando riscos aos funcionários e emissões nocivas ao aquecimento global.

A detecção desses gases reduz a perda, a quebra de produto e custos de manutenção nos sistemas de refrigeração, garantindo melhor qualidade dos alimentos ou bebidas processadas

DETECÇÃO DE GÁS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O avanço acelerado no crescimento da construção civil nos últimos anos vem demandando das construtoras maiores investimento em sistemas de segurança capazes de reduzir os riscos envolvidos em suas atividades. A exposição a níveis de gases combustíveis e tóxicos, assim como atmosferas com deficiência de oxigênio, principalmente em espaços confinados, podem causar a morte ou ferimentos imediatos ao trabalhador, mesmo em baixos níveis de concentração.

As empresas de construção não só têm a responsabilidade de fornecer aos seus funcionários equipamentos adequados para proteção individual, mas também devem garantir que sejam treinados e estejam aptos a manipular corretamente seus equipamentos de detecção.

DETECÇÃO DE GÁS NO SETOR DE RESÍDUOS E AFLUENTES

A necessidade de eliminar os riscos nos processos de tratamento de resíduos e efluentes, aumentando a segurança e reduzindo seus impactos ao meio ambiente, vem levando as empresas a implementar equipamentos de detecção de gás para seu monitoramento.

Os processos de purificação e tratamento de águas residuais podem produzir uma ampla variedade de riscos de gases tóxicos e combustíveis que devem ser monitorados de forma contínua. Gases tóxicos também podem acumular-se em espaços confinados, reduzindo os níveis de oxigênio, tornando esses locais altamente perigosos para os trabalhadores.

Abaixo você verá as principais aplicações por setor e os gases nocivos potenciais correspondentes:

________________________________________________________________________________

Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens.

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters/Youtube

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br