Detecção de Gás e monitoramento contínuo de cloro e/ou ozônio para piscinas cobertas em instalações recreativas ou hotéis.

As piscinas cobertas oferecem diversão recreativa e exercícios para todas as idades. Além de cumprir os regulamentos de qualidade do ar interior, ser capaz de detectar um vazamento antecipadamente pode reduzir os custos que podem ser incorridos devido ao escape de gás e ao excesso de uso de energia.

O cloro é um desinfetante comum usado para programas de tratamento de água e é frequentemente usado para purificar piscinas. Para ajudar a garantir a saúde e a segurança dos clientes e dos trabalhadores de manutenção de instalações, é importante ter um sistema contínuo de detecção de gás para monitorar vazamentos na sala de alimentação e armazenamento de cloro. 

Em algumas instalações, o ozônio é usado em conjunto com cloro para tratar a água da piscina. Nesta aplicação, a sala do gerador de ozônio também deve ser monitorada. Se um vazamento for detectado, você vai querer a paz de espírito que vem com um sistema de detecção de gás devidamente instalado.

O uso do Controlador de Canal Duplo DCC da Critical Environment e um Transmissor Analógico LPT-A remoto com um sensor de Cl2 é a solução para monitorar piscinas desinfetadas com cloro. Se o ozônio também for usado, instalando o QCC Quad Channel Controller e um transmissor analógico LPT-A remoto com um sensor de cloro e outro LPT-A remoto com um sensor de ozônio, você terá a cobertura necessária fornecida.

Sistema típico de monitoramento de piscina coberta (apenas cloro)

Em uma aplicação típica na piscina onde o cloro é usado para desinfetar a água, um controlador DCC Dual Channel combinado com um transmissor remoto LPT-A-CL2 fornecerá a detecção necessária. O DCC possui uma tela e um alarme sonoro com um botão de silêncio montado na porta. Ele deve ser montado fora da sala ao lado da janela de inspeção para que ele possa fornecer uma confirmação visual das leituras de nível de gás antes da entrada. 

Se houver um vazamento de cloro, o DCC alarmará e disparará os relés para desligar o sistema de ventilação até que seja seguro exaurir o gás da área contaminada ou ativar o sistema de ventilação (dependendo dos códigos de regulação locais). O transmissor LPT-A-CL2 remoto deve estar dentro da sala de alimentação e armazenamento de cloro para fornecer monitoramento contínuo de vazamentos do gás. 

O cloro é mais pesado do que o ar e tende a ser coletado em áreas baixas, de modo que o transmissor LPT-A-CL2 deve ser instalado aproximadamente 15,3 cm acima do chão, perto da área de um potencial vazamento, mas longe dos ventiladores. O LPT-A se comunicará com o DCC e também terá seu próprio relé que pode ser usado para ativar funções adicionais.

Durante a manutenção de rotina, como quando os trabalhadores mudam os cilindros de cloro, aumenta-se o potencial de vazamento e recomenda-se que um detector de gás portátil com sensor de cloro seja usado como uma escolha adicional e segura. Um dispositivo de alarme visual remoto, como o estroboscópio remoto (STROBE 4 “DCMV), deve ser montado no teto ou na parede dentro da área da piscina para fornecer um alerta visual adicional em caso de vazamento dentro da sala de alimentação de gás cloro.

Sistema típico de monitoramento de piscina coberta (cloro e ozônio) 

As instalações que utilizam ozônio para desinfetar a água da piscina também usam cloro, em quantidades menores do que quando usadas isoladamente para completar o programa de desinfecção. Tanto a sala de alimentação de cloro como a sala do gerador de ozônio precisam ser monitoradas quanto a potenciais vazamentos de gás. 

Isto é feito da melhor forma utilizando-se um controlador QCC Quad Channel montado fora de uma das portas com um transmissor LPT-A remoto com o tipo de sensor apropriado dentro de cada sala mais um QCC-RDM montado fora da outra porta da sala ao lado da janela de inspeção, de modo que o controlador e o módulo de exibição remota possam fornecer uma confirmação visual das leituras de nível de gás antes da entrada.

controlador QCC pode se conectar a até quatro transmissores analógicos e / ou digitais, possui uma tela, alarme sonoro e 3 relés. Se houver um vazamento de cloro, o QCC alarmará e disparará os relés para desligar o sistema de ventilação até que seja seguro exaurir o gás da área contaminada ou ativar o sistema de ventilação, dependendo dos códigos de regulação locais. Se houver um vazamento de ozônio, o QCC pode ser configurado para disparar relés para ativar os ventiladores de exaustão de ar de emergência.

O transmissor remoto LPT-A-CL2 deve ser montado dentro da sala de alimentação e armazenamento de cloro, perto da área de um potencial vazamento para fornecer monitoramento contínuo. O cloro é mais pesado do que o ar e tende a ser coletado em áreas baixas, de modo que o transmissor LPT-A-CL2 deve ser instalado a aproximadamente 15,3 cm acima do chão. 

O transmissor remoto LPT-A-O3 deve ser instalado dentro da sala do gerador de ozônio, ao lado do equipamento e entre o gerador e o destrutor. O ozônio puro é ligeiramente mais pesado do que o ar, mas não necessariamente se instala no chão. Se os tanques de reação adicionais ou os destrutores estiverem a mais de 5 m do sensor existente, um sensor adicional pode ser necessário. 

Ambos os transmissores LPT-A se comunicarão com o QCC e cada um possui seu próprio relé que pode ser usado para ativar funções adicionais, como ativar uma buzina e estroboscópio remotos. Durante a manutenção de rotina, como quando os trabalhadores mudam os cilindros de cloro, o potencial de vazamento é aumentado e recomenda-se que um monitor de gás portátil com um sensor de cloro seja usado como uma escolha adicional e segura.

Um dispositivo de alarme visual remoto, como o estroboscópio remoto (STROBE 4 “DCMV), deve ser montado no teto ou parede dentro da área da piscina para fornecer um alerta visual adicional em caso de vazamento dentro de qualquer sala.

Fonte: Critical Environment Technologies Canada Inc
Tradução: Pedro Paulo Batista Brandstetter – Vendas Enesens

________________________________________________________________________________

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters/Youtube

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br