Software e Central de monitoramento e telemetria para mitigação de riscos e vazamento de gases. Garantia da hora trabalhada, faturamento da companhia e uso da capacidade produtiva.

A Enesens acredita que as empresas, antes de tudo, são feitas de pessoas, e essas pessoas devem, querem e merecem trabalhar em segurança, sem riscos a suas vidas e/ou saúde. Com o objetivo de evitar morte por explosões, asfixia e toxidade, a Enesens apresenta sua solução de Telemetria de Gases, que consiste diminuir drasticamente os acidentes de trabalho, realizando o monitoramento dos vazamentos de gases nos mais diversos setores, por intermédio do E-GAS, ENESENS GAS & ALARM SOFTWARE – software mais central desenvolvidos pela Enesens que facilitará o gerenciamento, tomada de decisão dos gestores e, principalmente, a mitigação dos riscos aos trabalhadores.

MAS PORQUE DESENVOLVEMOS O E-GAS?

1.    MITIGAÇÃO DE RISCO – DADOS DO SETOR

O que vemos no Brasil atualmente é um quadro preocupante, o número de acidentes de trabalho com CAT (comunicação de acidentes de trabalho), só em 2013, foi de quase 718 mil acidentes (717.911), e a Indústria, que é um dos focos de nossa solução, representa mais de 45% (45,48%) desse número, segundo o anuário da Previdência Social de 2013.

Dados ainda mais recentes, de 2015, do próprio anuário da Previdência, apontam um gasto de mais de 10 bilhões de reais com pagamento de benefícios por acidentes e doenças do trabalho.

Se trouxermos números mais específicos, como da Indústria Química, por exemplo, os dados são ainda mais alarmantes. Segundo a ABIQUIM – Associação Brasileira das Indústrias Químicas, a cada 100 plantas industriais, 07 delas sofreram acidentes com fogo ou explosão, isso apenas em 2011.

Dados ABIQUIM

Diante desses números, e pensando na quantidade de pessoas que ficam expostas a esses riscos, pessoas que serão atingidas diretamente em caso de acidente ou indiretamente no caso das famílias lesadas, a necessidade de uma solução capaz de prevenir, gerar informações e relatórios para acompanhamento dos processos e tomadas de decisões mais assertivas se fez importante, e o E-GAS tem o propósito de suprir essa lacuna do mercado. 

2.    ÓRGÃOS E NORMAS REGULAMENTADORAS

Há diversos órgãos e normas regulamentadoras, tanto brasileiras como internacionais, que mencionam os riscos gerados por gases tóxicos, asfixiantes e/ou explosivos, as quais as empresas devem seguir e atender suas exigências, como por exemplo: Normas Regulamentadoras 10, 15, 20, 33, 36 do Ministério do Trabalho; Norma ABNT 60079; Agência Nacional do Petróleo; do Meio Ambiente; da ANVISA; Corpo de Bombeiros; entre outros.

Caso um acidente venha acontecer, automaticamente a empresa terá que lidar com todos os órgãos mencionados. Será passível de multas exorbitantes, principalmente na esfera ambiental; sofrerá processos trabalhistas por danos aos funcionários; processos cíveis por danos a comunidade e todo entorno da companhia; e ainda processos criminais caso o acidente seja seguido de óbitos.

Para mitigação desses riscos e prevenção de acidentes que acarretem todos esses ônus, caso se inicie um vazamento de gás, ações precisam ser tomadas imediatamente, antes que as concentrações dos gases atinjam patamares perigosos, e essa é uma das funções do E-GAS, atuando no monitoramento 24h por dia, 07 dias por semana e 365 dias por ano.

Podendo ser realizado na planta do cliente ou por meio da central de monitoramento da Enesens, quando é detectado algum tipo de vazamento, o sistema avisa a central em três momentos: primeiro quando é detectado gás anormal (o software emite um alerta e antecipa os funcionários do que deve ser feito); no segundo alerta é acionado o alarme de atenção para os que estão no local; e o terceiro alerta é para evacuação da área.

3.    IMAGEM DA COMPANHIA

Pensando ainda no cenário de que um acidente venha ocorrer por vazamento de gases, como restabelecer a imagem e prestígio da companhia no mercado? Como lidar com as multas aplicadas, com os órgãos reguladores, com a comunidade em torno atingida, e ainda as licenças de funcionamento e seguros seriam renovadas? Um acidente nessas proporções, e que colocam em risco tantas vidas e famílias, sejam elas diretas ou indiretas, devem ser tratadas com cuidados e extrema responsabilidade.

Com o pacote de soluções – software, hardware, monitoramento 24h por dia, atrelado a telemetria – a Enesens passa a ser integrante no controle das etapas do processo do cliente como um grupo de suporte externo, ajudando as companhias nas tomadas de decisões mais assertivas em caso de acidentes, e trabalhando, principalmente, na prevenção desses riscos, identificando as horas mais adequadas para manutenção e calibração dos equipamentos e disponibilizando orientações interativas para pronta resposta no local.  Assim, garantimos que os equipamentos de detecção de gases e seus procedimentos estejam 100% ativos e em conformidade com a legislação vigente, diminuindo drasticamente a possibilidade de acidentes. “Seu patrimônio é a vida, sua maior proteção é a prevenção!”

4.    FINANCEIRO

Além dos benefícios já mencionados, o E-GAS está diretamente ligado a hora homem trabalhada, a capacidade produtiva da sua planta e um rápido e certo retorno sobre o investimento. Pense que em caso de acidente, toda a sua produção pode parar, e quantas horas homem estão sendo perdidas? Em caso de acidente, quanto não será gasto com multas, órgãos, indenizações e retomada da imagem da companhia?

Assim, o dinheiro desprendido para um sistema de detecção e software de monitoramento, não se torna um dinheiro “gasto” e sim um dinheiro “investido”, onde a prevenção dos acidentes é iminente, mantendo toda a companhia e seus processos dentro das normalizações e exigências de órgãos reguladores.

CONHEÇA MAIS SOBRE A SOLUÇÃO

Para falarmos um pouco mais dos benefícios do software E-GAS, dos riscos que serão mitigados e da segurança aumentada na planta e a todos os colaboradores, entre em contato com a gente :)

(11) 4218.3288 / [email protected]

Será um prazer conhece-lo!

___________________________________________________________________________

Redigido por  Pâmela Cintra

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / YouTube  

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato: (11) 4218-3288, [email protected] ou acesse www.enesens.com.br.