A Enesens, juntamente com a empresa belga The-Sniffers, realizou uma palestra à CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – abordando o tema Redução das Emissões Fugitivas para conformidade do PREFE, EPA Método 21 e Decreto Estadual.

Em um processo pioneiro no Brasil, o Estado de São Paulo, a partir do Decreto Estadual Nº 59.113/2013, fruto de uma ampla discussão com participação da sociedade civil, da Academia, do setor produtivo e da CETESB, estabeleceu os novos Parâmetros de Qualidade do Ar do Estado de São Paulo, baseados nas recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde, que em seus relatórios mais recentes tem apresentado números altamente preocupantes quanto aos problemas causados pela poluição do ar.

O referido decreto ainda determinou que para as áreas em “Não Atendimento” aos novos Padrões de Qualidade do Ar, fossem elaborados Planos de Redução da Emissão de Fontes Estacionárias (PREFE), e que a CETESB estabelecesse, conforme a vigência de cada padrão de qualidade do ar e por sub-região, um Plano de Controle de Emissões Atmosféricas, que delineou as fontes de poluição que deveriam observar procedimentos específicos, como por exemplo, o LDAR – Leak Detection and Repair.

O LDAR é um modelo de programa para Detecção de Vazamentos e Reparos criado pela EPA – Agência de Proteção Ambiental nos Estados Unidos, para conformidade do Método 21, que foi desenvolvido para realizar o controle efetivo das emissões fugitivas determinando as concentrações presentes. (Leia mais sobre o EPA 21 e soluções integradas de detecção)

Diante deste cenário, a Enesens organizou uma palestra à CETESB para abordar o serviço de LDAR realizado pela empresa The-Sniffers, a qual a ENESENS é representante em todo território nacional.

A palestra foi realizada no dia 25/08/2015 na Sede da CETESB em São Paulo, com duração de 3 horas, e reuniu diversos setores da CETESB, de diversas localidades, como Cubatão, São Paulo, Paulínia e São José dos Campos. A palestra foi ministrada pelo Gerente Comercial Internacional da The Sniffers – Thomas Vermeerbergen e o Executivo de Negócios da Enesens – Allan Lanza.

01

Foi apresentada a metodologia de implantação do LDAR da The Sniffers/Enesens que utiliza um software próprio, possibilitando realizar a gestão do programa com grande confiabilidade e segurança das informações.

Funcionamento geral do LDAR com softwares de gestão:

  1. Etapa de preparação: planejamento do serviço, coleta das informações da empresa e mapeamento das instalações para que os dados sejam inseridos no banco de dados do software.
  2. Atividades no local: Identificação de todas as possíveis fontes de vazamento da indústria e monitoramento dos equipamentos sujeitos a vazamento, rotulando-os para que sejam realizados os reparos iniciais.
  3. Relatórios dos dados: Inserção de todas as informações no banco de dados do software, realizando cálculos de análise de verificação de qualidade, geração de ordens de serviços, laudos e relatórios detalhados.
  4. Entrega do projeto: emissão do projeto com análise detalhada e plano de manutenção para os próximos anos, com todos os dados do projeto, relatórios e apresentação final dos resultados obtidos. (Leia mais sobre o LDAR)

02

Sobre a CETESB

A CETESB é a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br.