Os processos de produção adotados pela INB – Indústrias Nucleares do Brasil seguem normas rígidas de segurança, de forma a assegurar que suas atividades não provoquem impacto ao meio ambiente e preservem a saúde das populações, para isso são desenvolvidos programas permanentes de monitoração ambiental e controle de emissões.

As Indústrias Nucleares do Brasil têm como foco principal de seu negócio o Urânio, atuando na cadeia produtiva do minério e no “ciclo do combustível nuclear”, que inclui a mineração, o beneficiamento, o enriquecimento, a fabricação de pastilhas e do combustível que abastece as usinas nucleares brasileiras.

O urânio, que no Brasil existe em abundância, é a matéria-prima para o combustível que abastece as usinas nucleares de Angra dos Reis, gerando eletricidade que chega aos principais centros consumidores do país. A energia nuclear responde por aproximadamente 3% da geração do Sistema Interligado Nacional e é fundamental para a estabilização do sistema elétrico da Região Sudeste. No Rio de Janeiro, o terceiro estado mais populoso do Brasil, corresponde a um terço do consumo cativo total de energia elétrica.

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

 

Muitos dos processos realizados pela companhia são de alta periculosidade, então a preocupação com a segurança é latente no dia a dia de trabalho, e por esse motivo, todas as unidades industriais que compõem a fábrica de combustível nuclear de Resende no RJ, por exemplo, são certificadas pelas ISO 9.000, ISO 14.000 e OHSAS 18000, o que assegura a qualidade dos produtos, a segurança das operações, a saúde dos trabalhadores e a preservação do meio ambiente, sendo reconhecida pela Agência Internacional de Energia Atômica como indústria segura e transparente.

Dentre as medidas de prevenção e segurança estamos nós da ENESENS, fornecedora da INB, responsável pelo comissionamento e instalação dos Detectores de Gás para Ácido Fluorídrico

[HF] para o processo de enriquecimento do urânio.

O ácido fluorídrico, solução aquosa do fluoreto de hidrogênio, é um ácido do grupo dos hidrácidos. É um gás ou vapor esverdeado, e nas condições ambientes é um gás incolor, de fórmula HF, e extremamente tóxico, com baixíssimas concentrações possíveis de exposição e com graves consequências caso ocorram.

Limites de exposição ocupacional

Consequência da exposição acima do limite

  • A ingestão pode ser fatal. Causa queimaduras do aparelho digestivo superior e respiratório. Penetra a pele e ataca os tecidos subjacentes e ósseos.
  • A inalação da dispneia, broncoespasmos, obstrução das vias respiratórias e queimaduras.
  • Em contato com a pele produz queimaduras graves e extremamente dolorosas, e devido ao tamanho extremamente pequeno de sua molécula, percorre os tecidos vivos, penetrando a pele e demais tecidos até atacar o tecido ósseo.
  • Em contato com os olhos pode provocar lesões permanentes.

PROJETO DE DETECÇÃO DE HF

Para uma eficiente detecção, o Departamento de Projetos da Enesens, liderado pelo Cesar Cruz, desenhou a solução para INB com 05 detectores fixos, modelo DS-600-HF da empresa DETCON, interligados a uma central, também da DETCON, modelo MX43, e sinalizadores bicolores que são ativados na menor presença do gás, primeiro alarme cor amarela, segundo alarme cor vermelha.

A central de controle MX43 foi instalada na sala de operações do sistema de Alto Claves, já os equipamentos foram separados em duas áreas: na área de processo, onde estão localizadas as Alto Claves, foram instalados 03 equipamentos; e na tubulação de exaustão, foram instalados os outros 02 equipamentos, estes para fazer a checagem da presença ou não do gás HF no interior da tubulação de exaustão.

 

 

Redigido por Pâmela Cintra

Para maiores informações siga nossas páginas no

LinkedIn / Facebook / Newsletters / Youtube


Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br