PPM

Alguns gases são venenosos e podem ser perigosos a vida em concentrações muito baixas. As medidas mais frequentemente utilizadas para a concentração de gases tóxicos são partes por milhão (ppm) e partes por bilhão (ppb). Por exemplo, 1 ppm seria equivalente a um quarto preenchido com um total de 1 milhão de bolas e uma daquelas bolas sendo vermelha – a bola vermelha representa 1ppm.

Mais pessoas morrem de exposição ao gás tóxico comparado a explosões provocadas pela ignição de gás inflamável. Existe um grande número de gases que são tanto combustíveis quanto tóxicos, a razão principal para o tratamento de gases inflamáveis e tóxicos, separadamente, é que os riscos, os regulamentos envolvidos e os tipos de sensores necessários são diferentes.

Limites de Exposição Internacional

Limites de Exposição Internacional Valores limite são definidos como um limite de exposição “para a qual se acredita que quase todos os trabalhadores podem ficar expostos, dia após dia, por toda a vida de trabalho, sem efeito nocivo”.

acgihA Associação Americana de Higienistas Industrias Governamental (ACGIH), publica desde 1956 uma lista anualmente revisada com recomendações de limites de tolerância de gases tóxicos. Esse conceito é chamado de TLV (Threshold Limit Value) ou VL (Valor Limite), que define as concentrações atmosféricas de um contaminante para qual todos os trabalhadores podem ser exposto repetidamente, dia após dia, ao longo de sua vida de trabalho sem desenvolver efeitos adversos. Estes valores são baseados em uma combinação de experiência industrial com pesquisas em humanos e animais.

Valor Limite – média ponderada no tempo (TLV-TWA): a concentração média ponderada no tempo para uma jornada de 8 horas-convencional e uma semana de trabalho de 40 horas, para a qual se acredita que quase todos os trabalhadores podem ser repetidamente expostos, dia após dia, sem efeitos adversos.

Valor limiar limite – Limite de Exposição em Curto Prazo (TLV-STEL): a concentração para a qual se acredita que podem estar expostos continuamente durante um curto período de tempo sem sofrer irritação, danos crônicos nos tecidos ou irreversíveis. O STEL é definido como uma exposição TWA de 15 minutos, o que não deve ser excedido em qualquer altura durante um dia de trabalho.

Valor limite – Teto (TLV-C): a concentração que não deve ser excedida durante qualquer parte da exposição de trabalho.

 

polytron7000

Sistemas de detecção de gases tóxicos são utilizados em dois tipos de aplicações:

Monitoramento do ar ambiente (incluem vazamentos)

  • Baixo nível de detecção de gás para a segurança ocupacional dos trabalhadores.
  • Reduzir vazamentos de substancias para redução de custos e aumento da eficiência (exemplo: gases refrigerantes).

Monitoramento de processo

  • Monitoramento dos níveis das substancias utilizadas no processo de sínteses química. (exemplo: fabricação de plásticos, borrachas, couro, e indústria de alimentos)
  • De baixa concentrações em PPM e PPB a altas concentrações em % de nível de volume.

Para a detecção e monitoramento de gases tóxicos são recomendados a utilização de tecnologias de sensores eletroquímicos, semicondutores, infravermelho e fotoionização.

Base Jurídica Código Penal 

Parte Especial Título VIII – Dos Crimes Contra a Incolumidade Pública

Capítulo I – Dos Crimes de Perigo Comum

Uso de gás tóxico ou asfixiante Art. 252.

Expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, usando de gás tóxico ou asfixiante:

Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Modalidade Culposa Parágrafo único. Se o crime é culposo: Pena – detenção, de três meses a um ano.