Siderurgia
Devido aos diferentes tipos de gases utilizados nos processos das usinas de siderurgia, sistemas de detecção de gases são essenciais para prevenção de riscos e emissões. As altas temperaturas encontradas nas operações de fusão e fundição, expõem os trabalhadores a diferentes gases nocivos à saúde.
Cada processo da fabricação do aço, desde a produção do coque até a moldagem e rolagem de lingotes, possuem riscos específicos que devem ser gerenciados a partir do auxilio dos sistemas de detecção de gás e vapores. Conversores de oxigênio, alto forno e coqueria, podem produzir altas concentrações de monóxido de carbono, óxidos de enxofre e compostos orgânico voláteis (COV), gases prejudiciais à saúde, mesmo inalados em baixas concentrações em períodos prolongados.
Detectores de gases fixos devem ser instalados de maneira que ofereçam maior eficiência no monitoramento das concentrações. Uma vez detectado a presença de gases acima dos limites estabelecidos, alertas e controle de emergência devem ser acionados. Os detectores portáteis devem ser utilizados em todas as areas de risco å exposição de gases, como nos espaços confinados.
Principais aplicações
- Espaços confinados
- Fornos de coque
- Alto forno
- Fundição de alumínio
- Detecção de hidrogênio (para resfriamento)
- Detecção de vazamentos de hidrocarbonetos
- Registro de dados sobre exposição no local de trabalho
Produtos e Serviços Disponíveis
Gases Nocivos Potenciais
- Acetona
- Amônia
- Benzeno
- Bromo
- Monóxido de carbono
- Cloro
- Dióxido de cloro
- Clorometano
- Etileno
- Óxido de etileno
- Ácido hidroclorídrico
- Sulfeto de hidrogênio
- Metileno
- Metil etil centona
- Ácido nítrico
- Fosfina
- Propileno
- Dióxido de enxofre
- Ácido sulfúrico
- Tolueno
- Compostos orgânicos voláteis
- Xileno
- Gases combustíveis
- Deficiência/enriquecimento de oxigênio